HISTÓRIA DA LINGUÍSTICA
Conforme Dias et al (2010), Jacob Grimm foi um grande estudioso da linguagem. Ele escreveu sua gramática comparativa do germânico, fazendo um levantamento entre os sons do germânico e os sons do grego, do latim e do sânscrito em palavras de sentido semelhante.
Dessa forma, ficou conhecido como a “Lei de Grimm” um dos principais estudos fonéticos do século XIX. A respeito dessa lei, é possível afirmar que:
Constituiu uma teoria apriorística, que muitas vezes se choca com a realidade dos fatos linguísticos.
Explica as principais correspondências entre as línguas germânicas por uma mutação surgida no período pré-histórico germânico: as consoantes aspiradas do indo-europeu tornaram não aspiradas as sonoras tornaram-se as surdas, enquanto as consoantes surdas tornaram-se aspiradas.
Formulava questões de Linguística Geral, as quais ele mesmo procurou solucionar, apoiando-se o que sabia e no que aprendeu com Boop e com outros estudiosos.
A flexão das línguas obedece a essa lei de mudança fonética ao longo de sua evolução. Assim, toda língua flexional possui flexão de caso.
Constituiu uma lei que compara as línguas germânicas com outras línguas indo-europeias, no que se refere às correspondências fonéticas, relacionando três diferentes séries de vogais.
August Schleicher (1821-1868) talvez seja o que levou a metáfora naturalista à sua forma mais radical. Influenciado pela filosofia de George Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1831) e contemporâneo de Charles Darwin (1809-1882), privilegiou o trabalho empírico das línguas, vistas em toda a sua concretude, em detrimento da pesquisa da atividade mental, dando à língua uma visão materialista que caracterizará algumas linhas da linguística da segunda metade do século 19. Usando da dialética, deu ensejo a inúmeras questões, as quais seriam desenvolvidas posteriormente. Schleicher buscou romper uma série de pressupostos da linguística de sua época e sua atitude influenciou tanto quanto suas ideias. Entre suas ousadias há a célebre fábula escrita em indo-europeu.
Por meio disso, Schleicher foi um estudioso de ciências da natureza do século XIX e uma de suas ideias difundidas dizia o seguinte:
A língua falada por uma comunidade linguística é o que determina a forma do indivíduo enxergar o mundo.
Não existe nenhuma língua que surgiu de forma artificial, pois todas elas possuem origem em outras anteriores.
As línguas são como organismos vivos que nascem, crescem, reproduzem e morrem.
O português seria uma língua isolante, pois possui flexão de caso e também de verbo.
A flexão das línguas obedece a leis específicas de mudança fonética ao longo de sua evolução. Assim, toda língua flexional possui flexão de caso.
Observe a afirmativa saussuriana: “A língua é um sistema cujas partes podem e devem ser consideradas em sua solidariedade sincrônica” (Saussure, 1975). Partindo dela, avalie as afirmativas que seguem:
I. A distinção feita por Saussure entre a investigação diacrônica e a investigação sincrônica representa duas rotas que separam a linguística estática da linguística evolutiva. “É sincrônico tudo quanto se relacione com o aspecto estático da nossa ciência, diacrônico tudo que diz respeito às evoluções.”
II. “O estudo sincrônico de uma língua tem como finalidade a descrição de um determinado estado dessa língua em um determinado momento no tempo.”
III. O estruturalismo proposto por Saussure não apenas aponta as diferenças entre essas duas formas de investigação, mas, sobretudo, registra a prioridade do estudo sincrônico sobre o diacrônico.
IV. Para Saussure, o linguista deve estudar principalmente o sistema da língua, pois, para os falantes que não tem têm informações acerca da história evolutiva de sua língua, a realidade dela é o seu estado sincrônico.
Estão corretas as afirmativas presentes em:
III e IV.
I, II, III e IV.
I e II.
II, III e IV.
II e III.
De acordo com os estudos sociohistórico, o Renascimento é um movimento cultural, científico e artístico desenvolvido no século XV e XVI na Europa, originariamente na Itália. Especificamente dos estudos linguísticos, os estudos realizados na Grécia e Roma antigas, bem como durante a Idade Média, voltaram a ser discutidos e levados em consideração para que se desse prosseguimento ao desenvolvimento da ciência linguística. Nesse sentido, para que seja possível compreender os aspectos científicos dessa época, faz-se necessário destacar o que pensavam os pesquisadores da Idade Média sobre os estudos da linguagem.
Partindo disso, avalie as afirmativas que seguem.
I. De modo geral, o homem da Idade Média, cuja visão de mundo distinguia-se da de outras épocas, buscava o conhecimento nos princípios que fundamentam, mas ultrapassam os fenômenos terrenos, ao contrário de Aristóteles, que formulou os princípios inerentes aos fenômenos terrenos e neles procurava a construção do conhecimento certo, verdadeiro e duradouro.
II. Tudo isso também ocorria no campo dos estudos da linguagem, como se pode observar nas gramáticas especulativas da Idade Média, propostas partindo de uma abordagem universal da linguagem, que se baseava nos princípios subjacentes a ela.
III. Os eruditos medievais buscavam tal conhecimento no universo e no eterno – nos princípios que embasam e transcendem os fenômenos terrenos, em vez de nos próprios fenômenos transitórios.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) presente(s) em:
Apenas I.
Apenas III.
Apenas II.
I e II.
I, II e III.
Pensando sobre a impressão que as onomatopeias causam quando lidamos com signos linguísticos, é CORRETO afirmar:
Imitação fiel e direta de um ruído ou som natural; signos motivados, por isso não são arbitrários.
Imitação fiel e direta de um ruído ou som natural; signos motivados, por isso são totalmente arbitrários.
Imitação convencional de um ruído ou som natural; signos motivados, por isso não são motivados.
Imitações convencionais de sons e ruídos naturais, variam de língua para língua e alteram o princípio da arbitrariedade do signo linguístico.
Imitações convencionais de sons e ruídos naturais, variam de língua para língua e não alteram o princípio da arbitrariedade do signo linguístico.
A teoria do signo linguístico é uma das propostas de Saussure acerca dos estudos linguísticos. Analise as afirmativas a seguir considerando o olhar do genebrino.
I. O laço que une significante e significado é arbitrário ou então, visto que entendemos por signo o total resultante da associação de um significante com um significado, podemos afirmar que o signo linguístico é arbitrário.
II. A imagem acústica se relaciona à determinada língua: CADEIRA remete a um significado em português, mas não em chinês.
III. -inho são significantes que apresentam o significado de diminutivo em Língua Portuguesa: além de representar em um signo linguístico, são, também, uma palavra nessa língua.
A partir de sua leitura, é possível analisar que:
Todas as afirmativas estão corretas.
As afirmativas I e II estão corretas.
Somente I está correta.
Somente III está correta.
Somente II está correta.
Observe a afirmação a seguir: “Enquanto a linguagem é heterogênea, a langue é de natureza homogênea”. Partindo dela e de seus estudos sobre a teoria estruturalista proposta por Saussure, avalie as afirmativas que seguem:
I. Uma boa explicação pode ser dada com um trecho do próprio Saussure, que diz ser “a língua um objeto bem definido no conjunto heteróclito dos fatos da linguagem”.
II. A homogeneidade da língua vem do fato dela “constituir-se num sistema de signos onde, de essencial, só existe a união do sentido e da imagem acústica, e onde as duas partes do signo são igualmente psíquicas”.
III. Um exemplo disso seria o próprio signo linguístico, na união de suas duas partes, o significado e o significante.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) presente(s) em:
Em I, II e III.
Em II e III.
Em I e II.
Apenas em I.
Apenas em III.
Sobre a teoria de Saussure, Rodrigues (2008, p. 10) salienta que:
Quanto ao aspecto conceitual do valor linguístico, Saussure analisa que o conceito dos signos é associado ao significante não por um processo unitário, isolado, signo por signo, todavia, ao contrário, a língua tem que ser considerada em seu todo para que esse processo de associação possa ser compreendido. O significado, ainda que seja a contraparte do significante no interior do signo, não lhe seria atribuído diretamente, mas pela oposição de um signo aos demais. (RODRIGUES, 2008, p. 10)
A partir dos seus estudos e do contexto apresentado, responda a seguinte questão: qual dos elementos a seguir não faz parte da teoria de Saussure?
Arbitrariedade
Sincronia
Diacronia
Gramaticalidade
Valor Linguístico
Leia o trecho do livro “A Cartomante”, de Machado de Assis e faça a associação solicitada.
“Como daí chegaram ao amor, não o soube ele nunca. A verdade é que gostava de passar as horas ao lado dela, era a sua enfermeira moral, quase uma irmã, mas principalmente era mulher e bonita. Odor di feminina: eis o que ele aspirava nela, e em volta dela, para incorporá-lo em si próprio. Liam os mesmos livros, iam juntos a teatros e passeios. Camilo ensinou-lhe as damas e o xadrez e jogavam às noites; — ela mal, — ele, para lhe ser agradável, pouco menos mal. Até aí as cousas. Agora a ação da pessoa, os olhos teimosos de Rita, que procuravam muita vez os dele, que os consultavam antes de o fazer ao marido, as mãos frias, as atitudes insólitas”
(Disponível em: Acesso em 10 fev. 2018
Se tomarmos a palavra AMOR, que permeia o excerto acima, é correto afirmar que:
Em Linguística, AMOR seria, nos dizeres de Saussure, uma onomatopeia.
A palavra AMOR é um signo linguístico composto de um índice e uma imagem acústica.
Os fonemas que compõem a palavra são a imagem acústica e o significado é o conceito mental.
Pode-se afirmar que a palavra AMOR é um eixo sintagmático porque possui uma imagem cultural na sociedade.
A palavra AMOR pode ser considerada a representatividade de um índice, pois indica um sentimento.
De acordo com Weedwood (2002 apud Dias et al, 2010, p. 57)
[...] o método comparativo que resultou num conjunto de princípios pelos quais as línguas poderiam ser sistematicamente comparadas no tocante a seus sistemas fonéticos, estrutura gramatical e vocabular, de modo a demonstrar que eram ‘genealogicamente’ aparentadas.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Destacam-se, no século XIX, as mudanças ocorridas na língua ao longo do tempo, ao estudar semelhanças e diferenças em várias línguas, a fim de tentar encontrar parentescos entre elas
PORQUE
II. Os princípios metodológicos elaborados nesses estudos preconizavam a análise dos fatos observados de modo que se evidenciavam no estudo comparado das línguas o fato de que elas se transformam com o tempo, independente da vontade dos homens.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Constituiu uma teoria apriorística, que muitas vezes se choca com a realidade dos fatos linguísticos.
Explica as principais correspondências entre as línguas germânicas por uma mutação surgida no período pré-histórico germânico: as consoantes aspiradas do indo-europeu tornaram não aspiradas as sonoras tornaram-se as surdas, enquanto as consoantes surdas tornaram-se aspiradas.
Formulava questões de Linguística Geral, as quais ele mesmo procurou solucionar, apoiando-se o que sabia e no que aprendeu com Boop e com outros estudiosos.
A flexão das línguas obedece a essa lei de mudança fonética ao longo de sua evolução. Assim, toda língua flexional possui flexão de caso.
Constituiu uma lei que compara as línguas germânicas com outras línguas indo-europeias, no que se refere às correspondências fonéticas, relacionando três diferentes séries de vogais.
August Schleicher (1821-1868) talvez seja o que levou a metáfora naturalista à sua forma mais radical. Influenciado pela filosofia de George Wilhelm Friedrich Hegel (1770-1831) e contemporâneo de Charles Darwin (1809-1882), privilegiou o trabalho empírico das línguas, vistas em toda a sua concretude, em detrimento da pesquisa da atividade mental, dando à língua uma visão materialista que caracterizará algumas linhas da linguística da segunda metade do século 19. Usando da dialética, deu ensejo a inúmeras questões, as quais seriam desenvolvidas posteriormente. Schleicher buscou romper uma série de pressupostos da linguística de sua época e sua atitude influenciou tanto quanto suas ideias. Entre suas ousadias há a célebre fábula escrita em indo-europeu.
Por meio disso, Schleicher foi um estudioso de ciências da natureza do século XIX e uma de suas ideias difundidas dizia o seguinte:
A língua falada por uma comunidade linguística é o que determina a forma do indivíduo enxergar o mundo.
Não existe nenhuma língua que surgiu de forma artificial, pois todas elas possuem origem em outras anteriores.
As línguas são como organismos vivos que nascem, crescem, reproduzem e morrem.
O português seria uma língua isolante, pois possui flexão de caso e também de verbo.
A flexão das línguas obedece a leis específicas de mudança fonética ao longo de sua evolução. Assim, toda língua flexional possui flexão de caso.
Observe a afirmativa saussuriana: “A língua é um sistema cujas partes podem e devem ser consideradas em sua solidariedade sincrônica” (Saussure, 1975). Partindo dela, avalie as afirmativas que seguem:
I. A distinção feita por Saussure entre a investigação diacrônica e a investigação sincrônica representa duas rotas que separam a linguística estática da linguística evolutiva. “É sincrônico tudo quanto se relacione com o aspecto estático da nossa ciência, diacrônico tudo que diz respeito às evoluções.”
II. “O estudo sincrônico de uma língua tem como finalidade a descrição de um determinado estado dessa língua em um determinado momento no tempo.”
III. O estruturalismo proposto por Saussure não apenas aponta as diferenças entre essas duas formas de investigação, mas, sobretudo, registra a prioridade do estudo sincrônico sobre o diacrônico.
IV. Para Saussure, o linguista deve estudar principalmente o sistema da língua, pois, para os falantes que não tem têm informações acerca da história evolutiva de sua língua, a realidade dela é o seu estado sincrônico.
Estão corretas as afirmativas presentes em:
III e IV.
I, II, III e IV.
I e II.
II, III e IV.
II e III.
De acordo com os estudos sociohistórico, o Renascimento é um movimento cultural, científico e artístico desenvolvido no século XV e XVI na Europa, originariamente na Itália. Especificamente dos estudos linguísticos, os estudos realizados na Grécia e Roma antigas, bem como durante a Idade Média, voltaram a ser discutidos e levados em consideração para que se desse prosseguimento ao desenvolvimento da ciência linguística. Nesse sentido, para que seja possível compreender os aspectos científicos dessa época, faz-se necessário destacar o que pensavam os pesquisadores da Idade Média sobre os estudos da linguagem.
Partindo disso, avalie as afirmativas que seguem.
I. De modo geral, o homem da Idade Média, cuja visão de mundo distinguia-se da de outras épocas, buscava o conhecimento nos princípios que fundamentam, mas ultrapassam os fenômenos terrenos, ao contrário de Aristóteles, que formulou os princípios inerentes aos fenômenos terrenos e neles procurava a construção do conhecimento certo, verdadeiro e duradouro.
II. Tudo isso também ocorria no campo dos estudos da linguagem, como se pode observar nas gramáticas especulativas da Idade Média, propostas partindo de uma abordagem universal da linguagem, que se baseava nos princípios subjacentes a ela.
III. Os eruditos medievais buscavam tal conhecimento no universo e no eterno – nos princípios que embasam e transcendem os fenômenos terrenos, em vez de nos próprios fenômenos transitórios.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) presente(s) em:
Apenas I.
Apenas III.
Apenas II.
I e II.
I, II e III.
Pensando sobre a impressão que as onomatopeias causam quando lidamos com signos linguísticos, é CORRETO afirmar:
Imitação fiel e direta de um ruído ou som natural; signos motivados, por isso não são arbitrários.
Imitação fiel e direta de um ruído ou som natural; signos motivados, por isso são totalmente arbitrários.
Imitação convencional de um ruído ou som natural; signos motivados, por isso não são motivados.
Imitações convencionais de sons e ruídos naturais, variam de língua para língua e alteram o princípio da arbitrariedade do signo linguístico.
Imitações convencionais de sons e ruídos naturais, variam de língua para língua e não alteram o princípio da arbitrariedade do signo linguístico.
A teoria do signo linguístico é uma das propostas de Saussure acerca dos estudos linguísticos. Analise as afirmativas a seguir considerando o olhar do genebrino.
I. O laço que une significante e significado é arbitrário ou então, visto que entendemos por signo o total resultante da associação de um significante com um significado, podemos afirmar que o signo linguístico é arbitrário.
II. A imagem acústica se relaciona à determinada língua: CADEIRA remete a um significado em português, mas não em chinês.
III. -inho são significantes que apresentam o significado de diminutivo em Língua Portuguesa: além de representar em um signo linguístico, são, também, uma palavra nessa língua.
A partir de sua leitura, é possível analisar que:
Todas as afirmativas estão corretas.
As afirmativas I e II estão corretas.
Somente I está correta.
Somente III está correta.
Somente II está correta.
Observe a afirmação a seguir: “Enquanto a linguagem é heterogênea, a langue é de natureza homogênea”. Partindo dela e de seus estudos sobre a teoria estruturalista proposta por Saussure, avalie as afirmativas que seguem:
I. Uma boa explicação pode ser dada com um trecho do próprio Saussure, que diz ser “a língua um objeto bem definido no conjunto heteróclito dos fatos da linguagem”.
II. A homogeneidade da língua vem do fato dela “constituir-se num sistema de signos onde, de essencial, só existe a união do sentido e da imagem acústica, e onde as duas partes do signo são igualmente psíquicas”.
III. Um exemplo disso seria o próprio signo linguístico, na união de suas duas partes, o significado e o significante.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) presente(s) em:
Em I, II e III.
Em II e III.
Em I e II.
Apenas em I.
Apenas em III.
Sobre a teoria de Saussure, Rodrigues (2008, p. 10) salienta que:
Quanto ao aspecto conceitual do valor linguístico, Saussure analisa que o conceito dos signos é associado ao significante não por um processo unitário, isolado, signo por signo, todavia, ao contrário, a língua tem que ser considerada em seu todo para que esse processo de associação possa ser compreendido. O significado, ainda que seja a contraparte do significante no interior do signo, não lhe seria atribuído diretamente, mas pela oposição de um signo aos demais. (RODRIGUES, 2008, p. 10)
A partir dos seus estudos e do contexto apresentado, responda a seguinte questão: qual dos elementos a seguir não faz parte da teoria de Saussure?
Arbitrariedade
Sincronia
Diacronia
Gramaticalidade
Valor Linguístico
Leia o trecho do livro “A Cartomante”, de Machado de Assis e faça a associação solicitada.
“Como daí chegaram ao amor, não o soube ele nunca. A verdade é que gostava de passar as horas ao lado dela, era a sua enfermeira moral, quase uma irmã, mas principalmente era mulher e bonita. Odor di feminina: eis o que ele aspirava nela, e em volta dela, para incorporá-lo em si próprio. Liam os mesmos livros, iam juntos a teatros e passeios. Camilo ensinou-lhe as damas e o xadrez e jogavam às noites; — ela mal, — ele, para lhe ser agradável, pouco menos mal. Até aí as cousas. Agora a ação da pessoa, os olhos teimosos de Rita, que procuravam muita vez os dele, que os consultavam antes de o fazer ao marido, as mãos frias, as atitudes insólitas”
(Disponível em: Acesso em 10 fev. 2018
Se tomarmos a palavra AMOR, que permeia o excerto acima, é correto afirmar que:
Em Linguística, AMOR seria, nos dizeres de Saussure, uma onomatopeia.
A palavra AMOR é um signo linguístico composto de um índice e uma imagem acústica.
Os fonemas que compõem a palavra são a imagem acústica e o significado é o conceito mental.
Pode-se afirmar que a palavra AMOR é um eixo sintagmático porque possui uma imagem cultural na sociedade.
A palavra AMOR pode ser considerada a representatividade de um índice, pois indica um sentimento.
De acordo com Weedwood (2002 apud Dias et al, 2010, p. 57)
[...] o método comparativo que resultou num conjunto de princípios pelos quais as línguas poderiam ser sistematicamente comparadas no tocante a seus sistemas fonéticos, estrutura gramatical e vocabular, de modo a demonstrar que eram ‘genealogicamente’ aparentadas.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Destacam-se, no século XIX, as mudanças ocorridas na língua ao longo do tempo, ao estudar semelhanças e diferenças em várias línguas, a fim de tentar encontrar parentescos entre elas
PORQUE
II. Os princípios metodológicos elaborados nesses estudos preconizavam a análise dos fatos observados de modo que se evidenciavam no estudo comparado das línguas o fato de que elas se transformam com o tempo, independente da vontade dos homens.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A língua falada por uma comunidade linguística é o que determina a forma do indivíduo enxergar o mundo.
Não existe nenhuma língua que surgiu de forma artificial, pois todas elas possuem origem em outras anteriores.
As línguas são como organismos vivos que nascem, crescem, reproduzem e morrem.
O português seria uma língua isolante, pois possui flexão de caso e também de verbo.
A flexão das línguas obedece a leis específicas de mudança fonética ao longo de sua evolução. Assim, toda língua flexional possui flexão de caso.
Observe a afirmativa saussuriana: “A língua é um sistema cujas partes podem e devem ser consideradas em sua solidariedade sincrônica” (Saussure, 1975). Partindo dela, avalie as afirmativas que seguem:
I. A distinção feita por Saussure entre a investigação diacrônica e a investigação sincrônica representa duas rotas que separam a linguística estática da linguística evolutiva. “É sincrônico tudo quanto se relacione com o aspecto estático da nossa ciência, diacrônico tudo que diz respeito às evoluções.”
II. “O estudo sincrônico de uma língua tem como finalidade a descrição de um determinado estado dessa língua em um determinado momento no tempo.”
III. O estruturalismo proposto por Saussure não apenas aponta as diferenças entre essas duas formas de investigação, mas, sobretudo, registra a prioridade do estudo sincrônico sobre o diacrônico.
IV. Para Saussure, o linguista deve estudar principalmente o sistema da língua, pois, para os falantes que não tem têm informações acerca da história evolutiva de sua língua, a realidade dela é o seu estado sincrônico.
Estão corretas as afirmativas presentes em:
III e IV.
I, II, III e IV.
I e II.
II, III e IV.
II e III.
De acordo com os estudos sociohistórico, o Renascimento é um movimento cultural, científico e artístico desenvolvido no século XV e XVI na Europa, originariamente na Itália. Especificamente dos estudos linguísticos, os estudos realizados na Grécia e Roma antigas, bem como durante a Idade Média, voltaram a ser discutidos e levados em consideração para que se desse prosseguimento ao desenvolvimento da ciência linguística. Nesse sentido, para que seja possível compreender os aspectos científicos dessa época, faz-se necessário destacar o que pensavam os pesquisadores da Idade Média sobre os estudos da linguagem.
Partindo disso, avalie as afirmativas que seguem.
I. De modo geral, o homem da Idade Média, cuja visão de mundo distinguia-se da de outras épocas, buscava o conhecimento nos princípios que fundamentam, mas ultrapassam os fenômenos terrenos, ao contrário de Aristóteles, que formulou os princípios inerentes aos fenômenos terrenos e neles procurava a construção do conhecimento certo, verdadeiro e duradouro.
II. Tudo isso também ocorria no campo dos estudos da linguagem, como se pode observar nas gramáticas especulativas da Idade Média, propostas partindo de uma abordagem universal da linguagem, que se baseava nos princípios subjacentes a ela.
III. Os eruditos medievais buscavam tal conhecimento no universo e no eterno – nos princípios que embasam e transcendem os fenômenos terrenos, em vez de nos próprios fenômenos transitórios.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) presente(s) em:
Apenas I.
Apenas III.
Apenas II.
I e II.
I, II e III.
Pensando sobre a impressão que as onomatopeias causam quando lidamos com signos linguísticos, é CORRETO afirmar:
Imitação fiel e direta de um ruído ou som natural; signos motivados, por isso não são arbitrários.
Imitação fiel e direta de um ruído ou som natural; signos motivados, por isso são totalmente arbitrários.
Imitação convencional de um ruído ou som natural; signos motivados, por isso não são motivados.
Imitações convencionais de sons e ruídos naturais, variam de língua para língua e alteram o princípio da arbitrariedade do signo linguístico.
Imitações convencionais de sons e ruídos naturais, variam de língua para língua e não alteram o princípio da arbitrariedade do signo linguístico.
A teoria do signo linguístico é uma das propostas de Saussure acerca dos estudos linguísticos. Analise as afirmativas a seguir considerando o olhar do genebrino.
I. O laço que une significante e significado é arbitrário ou então, visto que entendemos por signo o total resultante da associação de um significante com um significado, podemos afirmar que o signo linguístico é arbitrário.
II. A imagem acústica se relaciona à determinada língua: CADEIRA remete a um significado em português, mas não em chinês.
III. -inho são significantes que apresentam o significado de diminutivo em Língua Portuguesa: além de representar em um signo linguístico, são, também, uma palavra nessa língua.
A partir de sua leitura, é possível analisar que:
Todas as afirmativas estão corretas.
As afirmativas I e II estão corretas.
Somente I está correta.
Somente III está correta.
Somente II está correta.
Observe a afirmação a seguir: “Enquanto a linguagem é heterogênea, a langue é de natureza homogênea”. Partindo dela e de seus estudos sobre a teoria estruturalista proposta por Saussure, avalie as afirmativas que seguem:
I. Uma boa explicação pode ser dada com um trecho do próprio Saussure, que diz ser “a língua um objeto bem definido no conjunto heteróclito dos fatos da linguagem”.
II. A homogeneidade da língua vem do fato dela “constituir-se num sistema de signos onde, de essencial, só existe a união do sentido e da imagem acústica, e onde as duas partes do signo são igualmente psíquicas”.
III. Um exemplo disso seria o próprio signo linguístico, na união de suas duas partes, o significado e o significante.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) presente(s) em:
Em I, II e III.
Em II e III.
Em I e II.
Apenas em I.
Apenas em III.
Sobre a teoria de Saussure, Rodrigues (2008, p. 10) salienta que:
Quanto ao aspecto conceitual do valor linguístico, Saussure analisa que o conceito dos signos é associado ao significante não por um processo unitário, isolado, signo por signo, todavia, ao contrário, a língua tem que ser considerada em seu todo para que esse processo de associação possa ser compreendido. O significado, ainda que seja a contraparte do significante no interior do signo, não lhe seria atribuído diretamente, mas pela oposição de um signo aos demais. (RODRIGUES, 2008, p. 10)
A partir dos seus estudos e do contexto apresentado, responda a seguinte questão: qual dos elementos a seguir não faz parte da teoria de Saussure?
Arbitrariedade
Sincronia
Diacronia
Gramaticalidade
Valor Linguístico
Leia o trecho do livro “A Cartomante”, de Machado de Assis e faça a associação solicitada.
“Como daí chegaram ao amor, não o soube ele nunca. A verdade é que gostava de passar as horas ao lado dela, era a sua enfermeira moral, quase uma irmã, mas principalmente era mulher e bonita. Odor di feminina: eis o que ele aspirava nela, e em volta dela, para incorporá-lo em si próprio. Liam os mesmos livros, iam juntos a teatros e passeios. Camilo ensinou-lhe as damas e o xadrez e jogavam às noites; — ela mal, — ele, para lhe ser agradável, pouco menos mal. Até aí as cousas. Agora a ação da pessoa, os olhos teimosos de Rita, que procuravam muita vez os dele, que os consultavam antes de o fazer ao marido, as mãos frias, as atitudes insólitas”
(Disponível em: Acesso em 10 fev. 2018
Se tomarmos a palavra AMOR, que permeia o excerto acima, é correto afirmar que:
Em Linguística, AMOR seria, nos dizeres de Saussure, uma onomatopeia.
A palavra AMOR é um signo linguístico composto de um índice e uma imagem acústica.
Os fonemas que compõem a palavra são a imagem acústica e o significado é o conceito mental.
Pode-se afirmar que a palavra AMOR é um eixo sintagmático porque possui uma imagem cultural na sociedade.
A palavra AMOR pode ser considerada a representatividade de um índice, pois indica um sentimento.
De acordo com Weedwood (2002 apud Dias et al, 2010, p. 57)
[...] o método comparativo que resultou num conjunto de princípios pelos quais as línguas poderiam ser sistematicamente comparadas no tocante a seus sistemas fonéticos, estrutura gramatical e vocabular, de modo a demonstrar que eram ‘genealogicamente’ aparentadas.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Destacam-se, no século XIX, as mudanças ocorridas na língua ao longo do tempo, ao estudar semelhanças e diferenças em várias línguas, a fim de tentar encontrar parentescos entre elas
PORQUE
II. Os princípios metodológicos elaborados nesses estudos preconizavam a análise dos fatos observados de modo que se evidenciavam no estudo comparado das línguas o fato de que elas se transformam com o tempo, independente da vontade dos homens.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
III e IV.
I, II, III e IV.
I e II.
II, III e IV.
II e III.
De acordo com os estudos sociohistórico, o Renascimento é um movimento cultural, científico e artístico desenvolvido no século XV e XVI na Europa, originariamente na Itália. Especificamente dos estudos linguísticos, os estudos realizados na Grécia e Roma antigas, bem como durante a Idade Média, voltaram a ser discutidos e levados em consideração para que se desse prosseguimento ao desenvolvimento da ciência linguística. Nesse sentido, para que seja possível compreender os aspectos científicos dessa época, faz-se necessário destacar o que pensavam os pesquisadores da Idade Média sobre os estudos da linguagem.
Partindo disso, avalie as afirmativas que seguem.
I. De modo geral, o homem da Idade Média, cuja visão de mundo distinguia-se da de outras épocas, buscava o conhecimento nos princípios que fundamentam, mas ultrapassam os fenômenos terrenos, ao contrário de Aristóteles, que formulou os princípios inerentes aos fenômenos terrenos e neles procurava a construção do conhecimento certo, verdadeiro e duradouro.
II. Tudo isso também ocorria no campo dos estudos da linguagem, como se pode observar nas gramáticas especulativas da Idade Média, propostas partindo de uma abordagem universal da linguagem, que se baseava nos princípios subjacentes a ela.
III. Os eruditos medievais buscavam tal conhecimento no universo e no eterno – nos princípios que embasam e transcendem os fenômenos terrenos, em vez de nos próprios fenômenos transitórios.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) presente(s) em:
Apenas I.
Apenas III.
Apenas II.
I e II.
I, II e III.
Pensando sobre a impressão que as onomatopeias causam quando lidamos com signos linguísticos, é CORRETO afirmar:
Imitação fiel e direta de um ruído ou som natural; signos motivados, por isso não são arbitrários.
Imitação fiel e direta de um ruído ou som natural; signos motivados, por isso são totalmente arbitrários.
Imitação convencional de um ruído ou som natural; signos motivados, por isso não são motivados.
Imitações convencionais de sons e ruídos naturais, variam de língua para língua e alteram o princípio da arbitrariedade do signo linguístico.
Imitações convencionais de sons e ruídos naturais, variam de língua para língua e não alteram o princípio da arbitrariedade do signo linguístico.
A teoria do signo linguístico é uma das propostas de Saussure acerca dos estudos linguísticos. Analise as afirmativas a seguir considerando o olhar do genebrino.
I. O laço que une significante e significado é arbitrário ou então, visto que entendemos por signo o total resultante da associação de um significante com um significado, podemos afirmar que o signo linguístico é arbitrário.
II. A imagem acústica se relaciona à determinada língua: CADEIRA remete a um significado em português, mas não em chinês.
III. -inho são significantes que apresentam o significado de diminutivo em Língua Portuguesa: além de representar em um signo linguístico, são, também, uma palavra nessa língua.
A partir de sua leitura, é possível analisar que:
Todas as afirmativas estão corretas.
As afirmativas I e II estão corretas.
Somente I está correta.
Somente III está correta.
Somente II está correta.
Observe a afirmação a seguir: “Enquanto a linguagem é heterogênea, a langue é de natureza homogênea”. Partindo dela e de seus estudos sobre a teoria estruturalista proposta por Saussure, avalie as afirmativas que seguem:
I. Uma boa explicação pode ser dada com um trecho do próprio Saussure, que diz ser “a língua um objeto bem definido no conjunto heteróclito dos fatos da linguagem”.
II. A homogeneidade da língua vem do fato dela “constituir-se num sistema de signos onde, de essencial, só existe a união do sentido e da imagem acústica, e onde as duas partes do signo são igualmente psíquicas”.
III. Um exemplo disso seria o próprio signo linguístico, na união de suas duas partes, o significado e o significante.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) presente(s) em:
Em I, II e III.
Em II e III.
Em I e II.
Apenas em I.
Apenas em III.
Sobre a teoria de Saussure, Rodrigues (2008, p. 10) salienta que:
Quanto ao aspecto conceitual do valor linguístico, Saussure analisa que o conceito dos signos é associado ao significante não por um processo unitário, isolado, signo por signo, todavia, ao contrário, a língua tem que ser considerada em seu todo para que esse processo de associação possa ser compreendido. O significado, ainda que seja a contraparte do significante no interior do signo, não lhe seria atribuído diretamente, mas pela oposição de um signo aos demais. (RODRIGUES, 2008, p. 10)
A partir dos seus estudos e do contexto apresentado, responda a seguinte questão: qual dos elementos a seguir não faz parte da teoria de Saussure?
Arbitrariedade
Sincronia
Diacronia
Gramaticalidade
Valor Linguístico
Leia o trecho do livro “A Cartomante”, de Machado de Assis e faça a associação solicitada.
“Como daí chegaram ao amor, não o soube ele nunca. A verdade é que gostava de passar as horas ao lado dela, era a sua enfermeira moral, quase uma irmã, mas principalmente era mulher e bonita. Odor di feminina: eis o que ele aspirava nela, e em volta dela, para incorporá-lo em si próprio. Liam os mesmos livros, iam juntos a teatros e passeios. Camilo ensinou-lhe as damas e o xadrez e jogavam às noites; — ela mal, — ele, para lhe ser agradável, pouco menos mal. Até aí as cousas. Agora a ação da pessoa, os olhos teimosos de Rita, que procuravam muita vez os dele, que os consultavam antes de o fazer ao marido, as mãos frias, as atitudes insólitas”
(Disponível em: Acesso em 10 fev. 2018
Se tomarmos a palavra AMOR, que permeia o excerto acima, é correto afirmar que:
Em Linguística, AMOR seria, nos dizeres de Saussure, uma onomatopeia.
A palavra AMOR é um signo linguístico composto de um índice e uma imagem acústica.
Os fonemas que compõem a palavra são a imagem acústica e o significado é o conceito mental.
Pode-se afirmar que a palavra AMOR é um eixo sintagmático porque possui uma imagem cultural na sociedade.
A palavra AMOR pode ser considerada a representatividade de um índice, pois indica um sentimento.
De acordo com Weedwood (2002 apud Dias et al, 2010, p. 57)
[...] o método comparativo que resultou num conjunto de princípios pelos quais as línguas poderiam ser sistematicamente comparadas no tocante a seus sistemas fonéticos, estrutura gramatical e vocabular, de modo a demonstrar que eram ‘genealogicamente’ aparentadas.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Destacam-se, no século XIX, as mudanças ocorridas na língua ao longo do tempo, ao estudar semelhanças e diferenças em várias línguas, a fim de tentar encontrar parentescos entre elas
PORQUE
II. Os princípios metodológicos elaborados nesses estudos preconizavam a análise dos fatos observados de modo que se evidenciavam no estudo comparado das línguas o fato de que elas se transformam com o tempo, independente da vontade dos homens.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Apenas I.
Apenas III.
Apenas II.
I e II.
I, II e III.
Pensando sobre a impressão que as onomatopeias causam quando lidamos com signos linguísticos, é CORRETO afirmar:
Imitação fiel e direta de um ruído ou som natural; signos motivados, por isso não são arbitrários.
Imitação fiel e direta de um ruído ou som natural; signos motivados, por isso são totalmente arbitrários.
Imitação convencional de um ruído ou som natural; signos motivados, por isso não são motivados.
Imitações convencionais de sons e ruídos naturais, variam de língua para língua e alteram o princípio da arbitrariedade do signo linguístico.
Imitações convencionais de sons e ruídos naturais, variam de língua para língua e não alteram o princípio da arbitrariedade do signo linguístico.
A teoria do signo linguístico é uma das propostas de Saussure acerca dos estudos linguísticos. Analise as afirmativas a seguir considerando o olhar do genebrino.
I. O laço que une significante e significado é arbitrário ou então, visto que entendemos por signo o total resultante da associação de um significante com um significado, podemos afirmar que o signo linguístico é arbitrário.
II. A imagem acústica se relaciona à determinada língua: CADEIRA remete a um significado em português, mas não em chinês.
III. -inho são significantes que apresentam o significado de diminutivo em Língua Portuguesa: além de representar em um signo linguístico, são, também, uma palavra nessa língua.
A partir de sua leitura, é possível analisar que:
Todas as afirmativas estão corretas.
As afirmativas I e II estão corretas.
Somente I está correta.
Somente III está correta.
Somente II está correta.
Observe a afirmação a seguir: “Enquanto a linguagem é heterogênea, a langue é de natureza homogênea”. Partindo dela e de seus estudos sobre a teoria estruturalista proposta por Saussure, avalie as afirmativas que seguem:
I. Uma boa explicação pode ser dada com um trecho do próprio Saussure, que diz ser “a língua um objeto bem definido no conjunto heteróclito dos fatos da linguagem”.
II. A homogeneidade da língua vem do fato dela “constituir-se num sistema de signos onde, de essencial, só existe a união do sentido e da imagem acústica, e onde as duas partes do signo são igualmente psíquicas”.
III. Um exemplo disso seria o próprio signo linguístico, na união de suas duas partes, o significado e o significante.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) presente(s) em:
Em I, II e III.
Em II e III.
Em I e II.
Apenas em I.
Apenas em III.
Sobre a teoria de Saussure, Rodrigues (2008, p. 10) salienta que:
Quanto ao aspecto conceitual do valor linguístico, Saussure analisa que o conceito dos signos é associado ao significante não por um processo unitário, isolado, signo por signo, todavia, ao contrário, a língua tem que ser considerada em seu todo para que esse processo de associação possa ser compreendido. O significado, ainda que seja a contraparte do significante no interior do signo, não lhe seria atribuído diretamente, mas pela oposição de um signo aos demais. (RODRIGUES, 2008, p. 10)
A partir dos seus estudos e do contexto apresentado, responda a seguinte questão: qual dos elementos a seguir não faz parte da teoria de Saussure?
Arbitrariedade
Sincronia
Diacronia
Gramaticalidade
Valor Linguístico
Leia o trecho do livro “A Cartomante”, de Machado de Assis e faça a associação solicitada.
“Como daí chegaram ao amor, não o soube ele nunca. A verdade é que gostava de passar as horas ao lado dela, era a sua enfermeira moral, quase uma irmã, mas principalmente era mulher e bonita. Odor di feminina: eis o que ele aspirava nela, e em volta dela, para incorporá-lo em si próprio. Liam os mesmos livros, iam juntos a teatros e passeios. Camilo ensinou-lhe as damas e o xadrez e jogavam às noites; — ela mal, — ele, para lhe ser agradável, pouco menos mal. Até aí as cousas. Agora a ação da pessoa, os olhos teimosos de Rita, que procuravam muita vez os dele, que os consultavam antes de o fazer ao marido, as mãos frias, as atitudes insólitas”
(Disponível em: Acesso em 10 fev. 2018
Se tomarmos a palavra AMOR, que permeia o excerto acima, é correto afirmar que:
Em Linguística, AMOR seria, nos dizeres de Saussure, uma onomatopeia.
A palavra AMOR é um signo linguístico composto de um índice e uma imagem acústica.
Os fonemas que compõem a palavra são a imagem acústica e o significado é o conceito mental.
Pode-se afirmar que a palavra AMOR é um eixo sintagmático porque possui uma imagem cultural na sociedade.
A palavra AMOR pode ser considerada a representatividade de um índice, pois indica um sentimento.
De acordo com Weedwood (2002 apud Dias et al, 2010, p. 57)
[...] o método comparativo que resultou num conjunto de princípios pelos quais as línguas poderiam ser sistematicamente comparadas no tocante a seus sistemas fonéticos, estrutura gramatical e vocabular, de modo a demonstrar que eram ‘genealogicamente’ aparentadas.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Destacam-se, no século XIX, as mudanças ocorridas na língua ao longo do tempo, ao estudar semelhanças e diferenças em várias línguas, a fim de tentar encontrar parentescos entre elas
PORQUE
II. Os princípios metodológicos elaborados nesses estudos preconizavam a análise dos fatos observados de modo que se evidenciavam no estudo comparado das línguas o fato de que elas se transformam com o tempo, independente da vontade dos homens.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Imitação fiel e direta de um ruído ou som natural; signos motivados, por isso não são arbitrários.
Imitação fiel e direta de um ruído ou som natural; signos motivados, por isso são totalmente arbitrários.
Imitação convencional de um ruído ou som natural; signos motivados, por isso não são motivados.
Imitações convencionais de sons e ruídos naturais, variam de língua para língua e alteram o princípio da arbitrariedade do signo linguístico.
Imitações convencionais de sons e ruídos naturais, variam de língua para língua e não alteram o princípio da arbitrariedade do signo linguístico.
A teoria do signo linguístico é uma das propostas de Saussure acerca dos estudos linguísticos. Analise as afirmativas a seguir considerando o olhar do genebrino.
I. O laço que une significante e significado é arbitrário ou então, visto que entendemos por signo o total resultante da associação de um significante com um significado, podemos afirmar que o signo linguístico é arbitrário.
II. A imagem acústica se relaciona à determinada língua: CADEIRA remete a um significado em português, mas não em chinês.
III. -inho são significantes que apresentam o significado de diminutivo em Língua Portuguesa: além de representar em um signo linguístico, são, também, uma palavra nessa língua.
A partir de sua leitura, é possível analisar que:
Todas as afirmativas estão corretas.
As afirmativas I e II estão corretas.
Somente I está correta.
Somente III está correta.
Somente II está correta.
Observe a afirmação a seguir: “Enquanto a linguagem é heterogênea, a langue é de natureza homogênea”. Partindo dela e de seus estudos sobre a teoria estruturalista proposta por Saussure, avalie as afirmativas que seguem:
I. Uma boa explicação pode ser dada com um trecho do próprio Saussure, que diz ser “a língua um objeto bem definido no conjunto heteróclito dos fatos da linguagem”.
II. A homogeneidade da língua vem do fato dela “constituir-se num sistema de signos onde, de essencial, só existe a união do sentido e da imagem acústica, e onde as duas partes do signo são igualmente psíquicas”.
III. Um exemplo disso seria o próprio signo linguístico, na união de suas duas partes, o significado e o significante.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) presente(s) em:
Em I, II e III.
Em II e III.
Em I e II.
Apenas em I.
Apenas em III.
Sobre a teoria de Saussure, Rodrigues (2008, p. 10) salienta que:
Quanto ao aspecto conceitual do valor linguístico, Saussure analisa que o conceito dos signos é associado ao significante não por um processo unitário, isolado, signo por signo, todavia, ao contrário, a língua tem que ser considerada em seu todo para que esse processo de associação possa ser compreendido. O significado, ainda que seja a contraparte do significante no interior do signo, não lhe seria atribuído diretamente, mas pela oposição de um signo aos demais. (RODRIGUES, 2008, p. 10)
A partir dos seus estudos e do contexto apresentado, responda a seguinte questão: qual dos elementos a seguir não faz parte da teoria de Saussure?
Arbitrariedade
Sincronia
Diacronia
Gramaticalidade
Valor Linguístico
Leia o trecho do livro “A Cartomante”, de Machado de Assis e faça a associação solicitada.
“Como daí chegaram ao amor, não o soube ele nunca. A verdade é que gostava de passar as horas ao lado dela, era a sua enfermeira moral, quase uma irmã, mas principalmente era mulher e bonita. Odor di feminina: eis o que ele aspirava nela, e em volta dela, para incorporá-lo em si próprio. Liam os mesmos livros, iam juntos a teatros e passeios. Camilo ensinou-lhe as damas e o xadrez e jogavam às noites; — ela mal, — ele, para lhe ser agradável, pouco menos mal. Até aí as cousas. Agora a ação da pessoa, os olhos teimosos de Rita, que procuravam muita vez os dele, que os consultavam antes de o fazer ao marido, as mãos frias, as atitudes insólitas”
(Disponível em: Acesso em 10 fev. 2018
Se tomarmos a palavra AMOR, que permeia o excerto acima, é correto afirmar que:
Em Linguística, AMOR seria, nos dizeres de Saussure, uma onomatopeia.
A palavra AMOR é um signo linguístico composto de um índice e uma imagem acústica.
Os fonemas que compõem a palavra são a imagem acústica e o significado é o conceito mental.
Pode-se afirmar que a palavra AMOR é um eixo sintagmático porque possui uma imagem cultural na sociedade.
A palavra AMOR pode ser considerada a representatividade de um índice, pois indica um sentimento.
De acordo com Weedwood (2002 apud Dias et al, 2010, p. 57)
[...] o método comparativo que resultou num conjunto de princípios pelos quais as línguas poderiam ser sistematicamente comparadas no tocante a seus sistemas fonéticos, estrutura gramatical e vocabular, de modo a demonstrar que eram ‘genealogicamente’ aparentadas.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Destacam-se, no século XIX, as mudanças ocorridas na língua ao longo do tempo, ao estudar semelhanças e diferenças em várias línguas, a fim de tentar encontrar parentescos entre elas
PORQUE
II. Os princípios metodológicos elaborados nesses estudos preconizavam a análise dos fatos observados de modo que se evidenciavam no estudo comparado das línguas o fato de que elas se transformam com o tempo, independente da vontade dos homens.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Todas as afirmativas estão corretas.
As afirmativas I e II estão corretas.
Somente I está correta.
Somente III está correta.
Somente II está correta.
Observe a afirmação a seguir: “Enquanto a linguagem é heterogênea, a langue é de natureza homogênea”. Partindo dela e de seus estudos sobre a teoria estruturalista proposta por Saussure, avalie as afirmativas que seguem:
I. Uma boa explicação pode ser dada com um trecho do próprio Saussure, que diz ser “a língua um objeto bem definido no conjunto heteróclito dos fatos da linguagem”.
II. A homogeneidade da língua vem do fato dela “constituir-se num sistema de signos onde, de essencial, só existe a união do sentido e da imagem acústica, e onde as duas partes do signo são igualmente psíquicas”.
III. Um exemplo disso seria o próprio signo linguístico, na união de suas duas partes, o significado e o significante.
Está(ão) correta(s) a(s) afirmativa(s) presente(s) em:
Em I, II e III.
Em II e III.
Em I e II.
Apenas em I.
Apenas em III.
Sobre a teoria de Saussure, Rodrigues (2008, p. 10) salienta que:
Quanto ao aspecto conceitual do valor linguístico, Saussure analisa que o conceito dos signos é associado ao significante não por um processo unitário, isolado, signo por signo, todavia, ao contrário, a língua tem que ser considerada em seu todo para que esse processo de associação possa ser compreendido. O significado, ainda que seja a contraparte do significante no interior do signo, não lhe seria atribuído diretamente, mas pela oposição de um signo aos demais. (RODRIGUES, 2008, p. 10)
A partir dos seus estudos e do contexto apresentado, responda a seguinte questão: qual dos elementos a seguir não faz parte da teoria de Saussure?
Arbitrariedade
Sincronia
Diacronia
Gramaticalidade
Valor Linguístico
Leia o trecho do livro “A Cartomante”, de Machado de Assis e faça a associação solicitada.
“Como daí chegaram ao amor, não o soube ele nunca. A verdade é que gostava de passar as horas ao lado dela, era a sua enfermeira moral, quase uma irmã, mas principalmente era mulher e bonita. Odor di feminina: eis o que ele aspirava nela, e em volta dela, para incorporá-lo em si próprio. Liam os mesmos livros, iam juntos a teatros e passeios. Camilo ensinou-lhe as damas e o xadrez e jogavam às noites; — ela mal, — ele, para lhe ser agradável, pouco menos mal. Até aí as cousas. Agora a ação da pessoa, os olhos teimosos de Rita, que procuravam muita vez os dele, que os consultavam antes de o fazer ao marido, as mãos frias, as atitudes insólitas”
(Disponível em: Acesso em 10 fev. 2018
Se tomarmos a palavra AMOR, que permeia o excerto acima, é correto afirmar que:
Em Linguística, AMOR seria, nos dizeres de Saussure, uma onomatopeia.
A palavra AMOR é um signo linguístico composto de um índice e uma imagem acústica.
Os fonemas que compõem a palavra são a imagem acústica e o significado é o conceito mental.
Pode-se afirmar que a palavra AMOR é um eixo sintagmático porque possui uma imagem cultural na sociedade.
A palavra AMOR pode ser considerada a representatividade de um índice, pois indica um sentimento.
De acordo com Weedwood (2002 apud Dias et al, 2010, p. 57)
[...] o método comparativo que resultou num conjunto de princípios pelos quais as línguas poderiam ser sistematicamente comparadas no tocante a seus sistemas fonéticos, estrutura gramatical e vocabular, de modo a demonstrar que eram ‘genealogicamente’ aparentadas.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Destacam-se, no século XIX, as mudanças ocorridas na língua ao longo do tempo, ao estudar semelhanças e diferenças em várias línguas, a fim de tentar encontrar parentescos entre elas
PORQUE
II. Os princípios metodológicos elaborados nesses estudos preconizavam a análise dos fatos observados de modo que se evidenciavam no estudo comparado das línguas o fato de que elas se transformam com o tempo, independente da vontade dos homens.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Em I, II e III.
Em II e III.
Em I e II.
Apenas em I.
Apenas em III.
Sobre a teoria de Saussure, Rodrigues (2008, p. 10) salienta que:
Quanto ao aspecto conceitual do valor linguístico, Saussure analisa que o conceito dos signos é associado ao significante não por um processo unitário, isolado, signo por signo, todavia, ao contrário, a língua tem que ser considerada em seu todo para que esse processo de associação possa ser compreendido. O significado, ainda que seja a contraparte do significante no interior do signo, não lhe seria atribuído diretamente, mas pela oposição de um signo aos demais. (RODRIGUES, 2008, p. 10)
A partir dos seus estudos e do contexto apresentado, responda a seguinte questão: qual dos elementos a seguir não faz parte da teoria de Saussure?
Arbitrariedade
Sincronia
Diacronia
Gramaticalidade
Valor Linguístico
Leia o trecho do livro “A Cartomante”, de Machado de Assis e faça a associação solicitada.
“Como daí chegaram ao amor, não o soube ele nunca. A verdade é que gostava de passar as horas ao lado dela, era a sua enfermeira moral, quase uma irmã, mas principalmente era mulher e bonita. Odor di feminina: eis o que ele aspirava nela, e em volta dela, para incorporá-lo em si próprio. Liam os mesmos livros, iam juntos a teatros e passeios. Camilo ensinou-lhe as damas e o xadrez e jogavam às noites; — ela mal, — ele, para lhe ser agradável, pouco menos mal. Até aí as cousas. Agora a ação da pessoa, os olhos teimosos de Rita, que procuravam muita vez os dele, que os consultavam antes de o fazer ao marido, as mãos frias, as atitudes insólitas”
(Disponível em: Acesso em 10 fev. 2018
Se tomarmos a palavra AMOR, que permeia o excerto acima, é correto afirmar que:
Em Linguística, AMOR seria, nos dizeres de Saussure, uma onomatopeia.
A palavra AMOR é um signo linguístico composto de um índice e uma imagem acústica.
Os fonemas que compõem a palavra são a imagem acústica e o significado é o conceito mental.
Pode-se afirmar que a palavra AMOR é um eixo sintagmático porque possui uma imagem cultural na sociedade.
A palavra AMOR pode ser considerada a representatividade de um índice, pois indica um sentimento.
De acordo com Weedwood (2002 apud Dias et al, 2010, p. 57)
[...] o método comparativo que resultou num conjunto de princípios pelos quais as línguas poderiam ser sistematicamente comparadas no tocante a seus sistemas fonéticos, estrutura gramatical e vocabular, de modo a demonstrar que eram ‘genealogicamente’ aparentadas.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Destacam-se, no século XIX, as mudanças ocorridas na língua ao longo do tempo, ao estudar semelhanças e diferenças em várias línguas, a fim de tentar encontrar parentescos entre elas
PORQUE
II. Os princípios metodológicos elaborados nesses estudos preconizavam a análise dos fatos observados de modo que se evidenciavam no estudo comparado das línguas o fato de que elas se transformam com o tempo, independente da vontade dos homens.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Arbitrariedade
Sincronia
Diacronia
Gramaticalidade
Valor Linguístico
Leia o trecho do livro “A Cartomante”, de Machado de Assis e faça a associação solicitada.
“Como daí chegaram ao amor, não o soube ele nunca. A verdade é que gostava de passar as horas ao lado dela, era a sua enfermeira moral, quase uma irmã, mas principalmente era mulher e bonita. Odor di feminina: eis o que ele aspirava nela, e em volta dela, para incorporá-lo em si próprio. Liam os mesmos livros, iam juntos a teatros e passeios. Camilo ensinou-lhe as damas e o xadrez e jogavam às noites; — ela mal, — ele, para lhe ser agradável, pouco menos mal. Até aí as cousas. Agora a ação da pessoa, os olhos teimosos de Rita, que procuravam muita vez os dele, que os consultavam antes de o fazer ao marido, as mãos frias, as atitudes insólitas”
(Disponível em: Acesso em 10 fev. 2018
Se tomarmos a palavra AMOR, que permeia o excerto acima, é correto afirmar que:
Em Linguística, AMOR seria, nos dizeres de Saussure, uma onomatopeia.
A palavra AMOR é um signo linguístico composto de um índice e uma imagem acústica.
Os fonemas que compõem a palavra são a imagem acústica e o significado é o conceito mental.
Pode-se afirmar que a palavra AMOR é um eixo sintagmático porque possui uma imagem cultural na sociedade.
A palavra AMOR pode ser considerada a representatividade de um índice, pois indica um sentimento.
De acordo com Weedwood (2002 apud Dias et al, 2010, p. 57)
[...] o método comparativo que resultou num conjunto de princípios pelos quais as línguas poderiam ser sistematicamente comparadas no tocante a seus sistemas fonéticos, estrutura gramatical e vocabular, de modo a demonstrar que eram ‘genealogicamente’ aparentadas.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Destacam-se, no século XIX, as mudanças ocorridas na língua ao longo do tempo, ao estudar semelhanças e diferenças em várias línguas, a fim de tentar encontrar parentescos entre elas
PORQUE
II. Os princípios metodológicos elaborados nesses estudos preconizavam a análise dos fatos observados de modo que se evidenciavam no estudo comparado das línguas o fato de que elas se transformam com o tempo, independente da vontade dos homens.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
Em Linguística, AMOR seria, nos dizeres de Saussure, uma onomatopeia.
A palavra AMOR é um signo linguístico composto de um índice e uma imagem acústica.
Os fonemas que compõem a palavra são a imagem acústica e o significado é o conceito mental.
Pode-se afirmar que a palavra AMOR é um eixo sintagmático porque possui uma imagem cultural na sociedade.
A palavra AMOR pode ser considerada a representatividade de um índice, pois indica um sentimento.
De acordo com Weedwood (2002 apud Dias et al, 2010, p. 57)
[...] o método comparativo que resultou num conjunto de princípios pelos quais as línguas poderiam ser sistematicamente comparadas no tocante a seus sistemas fonéticos, estrutura gramatical e vocabular, de modo a demonstrar que eram ‘genealogicamente’ aparentadas.
Considerando esse contexto, avalie as seguintes asserções e a relação proposta entre elas.
I. Destacam-se, no século XIX, as mudanças ocorridas na língua ao longo do tempo, ao estudar semelhanças e diferenças em várias línguas, a fim de tentar encontrar parentescos entre elas
PORQUE
II. Os princípios metodológicos elaborados nesses estudos preconizavam a análise dos fatos observados de modo que se evidenciavam no estudo comparado das línguas o fato de que elas se transformam com o tempo, independente da vontade dos homens.
A respeito dessas asserções, assinale a opção correta.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.
A asserção I é uma proposição falsa, e a II é uma proposição verdadeira.
A asserção I é uma proposição verdadeira, e a II é uma proposição falsa.
As asserções I e II são proposições falsas.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, mas a II não é uma justificativa da I.
As asserções I e II são proposições verdadeiras, e a II é uma justificativa da I.